top of page
  • Foto do escritorRoberta Von Jelita

5 VANTAGENS DE ASSESSORIA JURÍDICA EM EMPRESAS

Muitas pessoas ainda se questionam se vale a pena ter assessoria jurídica em sua empresa, ainda que ela seja pequena e a resposta que sempre dou é SIM, vale a pena!


Há diversas formas de Assessoria Jurídica no mercado, umas que englobam a parte trabalhista, outras a parte tributária, outros a parte consultiva e preventiva.


A Minha aérea de atuação é consultiva e preventiva trabalhista que engloba toda a parte de contratos, sendo eles de prestação de serviços, CLT's, PJ's e demais contratos que envolva a empresa. Além disso a parte preventiva e consultiva são de extrema importância no dia a dia da empresa, para que não haja problemas futuros.


Mas agora vamos observar as 5 vantagens de possuir uma assessoria em empresas:



1 - Segurança nas tomadas de decisões;


Muitas vezes os empresários precisam tomar decisões importantes em sua empresa, entretanto, essa decisão se tomada de forma equivocada ou mal instruída, pode levar a sérios problemas. Quando se possui uma assessoria jurídica, o empresário pode consultar o advogado antes de realizar qualquer ato que possa impactar seu negócio, trazendo assim, extrema segurança jurídica e tranquilidade.


2 - Auxílio com todos os contratos da empresa;


Uma empresa lida com contratos de todos os tipos, sendo eles para contratação de funcionários, algum serviço que precisa que seja prestado e principalmente o serviço ofertado para o cliente. A Assessoria Jurídica analisa todos os contratos em vigor e futuros, reformula o que se faz necessário e assim deixa todos os contratos da empresa em dia e juridicamente seguros.


3 - Prevenção trabalhista para que não haja ações trabalhistas ou as diminua drasticamente;


Algo muito corriqueiros em empresas infelizmente são as ações trabalhistas de funcionários. Com um bom treinamento de equipe, documentações corretas e auxílio jurídico de perto essas demandas tendem a cair drasticamente ou sequer existirem. Digo isso, pois há vários mecanismos que podem ser inseridos na empresa que irão corrigir os equívocos comuns nessa área.

4 - Mitigação de problema. Sempre que houver dúvida jurídica a respeito de uma situação, o advogado auxiliará;

Essa é a parte mais utilizada da assessoria jurídica, as dúvidas jurídicas. No dia a dia de um empresário há diversas dúvidas que surgem, principalmente com problemas com os funcionários ou clientes. Essas dúvidas, ao serem sanadas com a assessoria jurídica pode impedir inclusive que uma ação trabalhista seja ingressada ou que problemas futuros sejam criados.


A Assessoria Jurídica fica disponível ao empresário para que caso surja algo que esse não sabe como proceder, possuir um auxílio qualificado.


5 - Elaboração de código de ética, cartilhas, treinamentos, gestão de riscos, entre outros.


A Assessoria Jurídica, além de todas as questões acima, também poderá criar código de ética e conduta para todos os funcionários da empresa; realizar a gestão de crise da empresa no todo e averiguar qual o setor ou área que apresenta mais risco e com isso realizar treinamentos. Elaborar cartilhas e demais documentos e ações para o benefício preventivo da empresa.

bottom of page