top of page
  • Foto do escritorRoberta Von Jelita

DIA DO CONDUMIDOR E OS PRINCIPAIS CUIDADOS

Atualizado: 22 de ago. de 2023


Cobranças indevidas, problemas para trocas de produtos, dificuldades em remarcações em voos e em cancelamentos de contas de telefonia são apenas algumas das situações desconfortáveis relatadas pelos consumidores brasileiros. Nesta quarta-feira, 15, é lembrado o Dia do Consumidor, data que ganha repercussão no comércio online e também no presencial.


O Dia do Consumidor existe para que possamos celebrar e reconhecer a importância do papel dos consumidores na economia. Afinal de contas, o que seria da economia se não existissem consumidores?


A data não deixa de ser uma oportunidade para as empresas estreitarem o relacionamento com seus clientes, oferecerem promoções e descontos especiais e, principalmente, demonstrarem seu compromisso com a ética e a transparência em suas práticas comerciais e com isso devem ser tomados alguns cuidados antes de efetuar as compras, principalmente online, senão vejamos:



CUIDADOS COM COMPRA ONLINE


  1. VER A REPUTAÇÃO DA LOJA ANTES DE COMPRAR

Sempre recomendamos que o consumidor averigue em sites como reclameaqui entre outros que meçam a credibilidade daquele site, assim como comentários de outros consumidores e avaliações em sites de vendas e varejos.


2. FAZER PESQUISA DE PREÇO


Outro ponto super importante é averiguar se de fato aquele produto está na promoção e se não foi aumentado seu valor dias antes do dia da promoção, assim como averiguar o valor do frete antes de finalizar o pagamento, pois algumas lojas podem compensar o valor da promoção.


3. DIREITO DE ARREPENDIMENTO/PRAZO DE ENTREGA


Caso sua compra não chegue no prazo estipulado você tem o direito de obter a restituição de seu valor integral, caso não seja possível solucionar de outra forma.


Lembrando sempre que em casos de compras fora do estabelecimento comercial, em que o consumidor não viu o produto, ele pode exercer o seu direito de arrependimento em até 07 (sete dias) do recebimento do produto.


NA MÍDIA:










3 visualizações0 comentário
bottom of page